SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

domingo, 24 de maio de 2009

LEITURA E ESCRITA

PROJETO INTERDISCIPLINAR
LENDO E APRENDENDO: A LEITURA E A ESCRITA
“ SÃO IMPORTANTES AUXILIARES DA MEMÓRIA EM NOSSA SOCIEDADE”

A LEITURA E A ESCRITA COMO UM ATO DE PRAZER E CONHECIMENTO.
OBJETO DE ESTUDO: Leitura e escrita
EIXO TEMÁTICO: Ler e escrever, um instrumento de cidadania.
DURAÇÃO: No decorrer do ano letivo
PÚBLICO ALVO: Professores do 1º ao 5º ano e alunos.

JUSTIFICATIVA
Vivemos em uma sociedade letrada, onde todas as pessoas, mesmo aquelas que nunca passaram pela escola, constroem conhecimentos sobre a escrita. O Domínio da escrita traz inúmeros benefícios: ajuda a articular e organizar o pensamento; oferece meios para operar questões da vida cotidiana e a conviver em condições de igualdade social, com pessoas que possuem essas capacidades.
A finalidade do presente projeto é estimular os educandos a dar o devido valor à leitura e a escrita, como fonte de cultura e prazer. O hábito da leitura deve fazer parte do nosso cotidiano, sabendo que ler não é apenas decodificar letras, e sim, analisar e contextualizar a leitura diante da realidade sociocultural em que se está inserido. É saber opinar, concordar ou discordar do que está lendo.
Diante a nossa realidade sócio educativa e Com base na visão dos especialistas em educação, no que se refere ao fracasso escolar, o xis da questão tem sido a leitura e a escrita.
Perante o que é constatado em nosso meio e o que propõe os parâmetros curriculares nacionais, pretende-se desenvolver o projeto “lendo e aprendendo” com o Eixo temático: Ler e escrever, instrumento de cidadania- com o alunado do Ensino Fundamental deste estabelecimento de ensino, que deverá ser cumprido no período do ano letivo de 2009.
Conclui-se que ao planejar as metas a serem alcançadas é preciso não perder de vista seu desenvolvimento, em tornar os alunos bons leitores, e estimular o prazer e a fluição do ato de Ler. Os demais projetos trabalhados durante o ano letivo serão subsidiados por este.
“Uma prática de leitura que não desperte o desejo de ler, não é uma prática pedagógica eficiente”.
OBJETIVO GERAL:
· Espera-se que com as novas estratégias desenvolvidas em sala de aula, o educando que cursa os anos iniciais adquiram progressivamente as competências, ler e escrever e que sejam capazes de compreenderem os diferentes tipos de textos com as quais convive na realidade do diaadia, com coerência e coesão.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
· Utilizar uma diversidade textos;
· Conhecer, reconhecer, respeitar e valorizar a pluralidade cultural;
· Compreender os textos orais e escritos com os quais se defrontam em diferentes situações da participação social, interpretando-os corretamente;
· Demonstrar interesse pela leitura e familiarizar-se com diferentes gêneros de textos;
· Expressar autonomia, cooperação, solidariedade, tolerância;
· Desenvolver situações que envolvam idéias e conceitos;
· Construir e reconstruir textos variados.

METODOLOGIA:
No aprendizado da leitura e da escrita, os alunos terão contato com uma variedade de tipologias textuais (receitas, parlendas, trava-línguas, poesias, musicas, textos não- verbais, gibis, narrativas, avisos, manchetes de jornais, bulas de remédios, etc.) Favorecendo, dessa forma a aproximação da realidade dos alunos com o mundo das letras.
Todas as atividades serão desenvolvidas de forma significativa, fazendo com que as crianças atribuam sentidos, pois ler é dar significado ao que pensa ao que vê ao que fala.
Para atingir os objetivos citados, faremos uso de diversas metodologias: aulas expositivas, debates, pesquisas, palestras, elaboração e aplicação de projetos, jogos, trabalhos em grupo e individuais, dramatizações, rimas, músicas, produções de textos,leituras variadas, dinâmicas de grupos e demais estratégias planejadas de forma a alcançar a aprendizagem significativa dos conteúdos.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será voltada para a vida dos alunos, sua compreensão do mundo, suas vivências e experiências. Contínua e significativa de forma a verificar os vários momentos de desenvolvimento do aluno, dando ênfase a comparação do aluno com o seu próprio desenvolvimento, seu desempenho nas diversas atividades, tanto as curriculares como as relativas às regras de convivência, buscando o bem estar de todos no ambiente coletivo que é a escola. Os alunos serão avaliados levando em consideração, sua participação nos projetos, nas atividades diárias, e nas tarefas extraclasse.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: coleção 9 exemplares –MEC, Secretaria da Educação Fundamental-3ª edição- Brasília: A Secretaria, 2001.
_______.Ensino Fundamental de Nove Anos:Orientação para inclusão da criança de seis anos de idade.-FNDE, SEF e MEC.-Estação Gráfica,Brasília- 2006.
BATITUCI, Graça- Conceição Gonzalez. - A Maneira Lúdica de Ensinar. Ens. Fundamental. Belo Horizonte - MG. Ed.Fapi- 4ª Ed. Volume 1. Janeiro de 2000.
SOARES, Magda. Português- Uma proposta para o letramento: Ensino Fundamental/SP., Ed. Moderna, 1999
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário