SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA TIA LENISE!

Bem vindos, ao Blog da Tia Lenise!
Criei este Blog
com o intuito de postar projetos escolares, sugestões de atividades de
alfabetização, notícias e muitas outras novidades
!

PARA REFLETIR!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é "muito" para ser insignificante". (Charles Chaplin)


PARA REFLETIR!


“.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....”

(Gonzaguinha)

SEGUIDORES DO BLOG

sábado, 9 de janeiro de 2010

AVENTURAS E EXPERIÊNCIAS DAS FÉRIAS

Férias
Aventuras e experiências das férias

Por Cláudia França

Depois de um ano inteiro com uma agenda lotada de compromissos, trabalho e estudo, chegam as férias de verão: um prêmio merecido para alunos, professores e toda a família. O recesso das aulas de fim de ano é o tradicional período de descanso, diversão e lazer. Esse é o tempo livre para fazer o que vier à cabeça, sem se preocupar com as obrigações do trabalho e da escola.

É a fase em que se faz, mesmo inconscientemente, uma reflexão avaliadora de si próprio, quando as conquistas e os fracassos são colocados na balança.

Nas férias, aumentam as chances de aprender muito sobre si mesmo, sobre as pessoas e sobre o mundo. É possível aproveitar e apreciar os momentos de convívio com os amigos e com a família. Enfim, é uma forma de relembrar que na vida há muito mais a fazer do que apenas trabalhar, estudar, ser responsável, etc. É comum que a rotina e a correria do trabalho, dos estudos e a falta de tempo acabem distanciando as possibilidades de lazer, e por isso é necessário valorizar cada instante das férias. Elas vêm, justamente, como uma pausa que mostra que não se pode esquecer de viver momentos que tornam a vida mais alegre, mais bonita, mais divertida e cheia de sentido. Obviamente que isso é algo para se lembrar em todos os dias do ano, mas nas férias esse pensamento é mais intenso, afinal, o tempo livre propicia às pessoas liberdade para fazerem o que realmente lhes traz felicidade.

Há tantas coisas que podem ser feitas nas férias. Até daria para escrever um livro com um título do tipo: “O que fazer nas suas férias”, e, provavelmente deve existir um semelhante. Nossa dica é: Faça o máximo de coisas que façam feliz.

Leia abaixo algumas frases que servem para a realidade de professores, alunos e pais. Envie seus comentários e suas experiências de férias.
* * *

Crianças:
As crianças têm muito a nos ensinar. Reserve um tempo para observá-las nessas férias, não como crianças que têm o que aprender, mas como seres que sabem ser verdadeiros, puros e sinceros: eles sabem ouvir a voz do coração.
* * *
De bem com a vida:
Viva bem sempre, principalmente nas férias. E viver bem não é outra coisa senão amar a Deus de todo o coração, de toda a alma e em toda forma de agir.
* * *
Praia:
A praia é um dos lugares mais visitados nesta época, e realmente é muito bom curtir o verão e o mar. Sempre encontramos aquela galera alto astral que procura diversão e sossego.
* * *
Agitação ou descanso???
As pessoas dos centros urbanos, como São Paulo, já estão tão condicionadas à agitação de uma metrópole que nem conseguem curtir as férias no marasmo das cidades pequenas. É o que aconteceu comigo quando fui para uma Pousada em Porto Seguro – BA, mas não via a hora de chegar ao meu apartamento em São Paulo e sentir aquele movimento intenso de pessoas e agitação.
* * *
Saúde no verão:
Como professora de Educação Física e mãe de crianças apaixonadas pelo sol, eu recomendo cuidados especiais com a pele e com a saúde: previna-se com protetores solares e com muita bebida durante o dia.
* * *
Despreocupação total:
Ufa! Estou livre das aulas e das minhas preocupações com aquelas leituras obrigatórias. Afinal, são férias e posso fazer minhas leituras preferidas por puro prazer, sem cobranças e sem pressa.
* * *
Sempre feliz:
Férias?! Eu vivo tão bem minha vida, sempre cheia de aventuras e diversão que até parece que vivo em constantes férias. De qualquer forma, vou aproveitar mais esses dias em que tenho tempo livre.
* * *
Saudades da escola:
Confesso que sentirei falta do colégio, dos amigos e professores. Adoro estudar!
* * *
Dez em tudo:
Para mim, as férias de dezembro sempre foram as melhores, pois posso descansar e me divertir tranqüilamente, pois já sei do resultado final das provas, que foi ótimo. Agora é só alegria! .
* * *
Dias de bagunça e alegria:
Quero zoar, bagunçar e me divertir muito. Serão dias de muita praia, amigos, paqueras e passeios. Sei que depois virão finais de semana difíceis de muito estudo e dedicação.
* * *
Descanso: um prêmio merecido:
O descanso é um prêmio do qual não podemos nos privar. Mereço e terei férias maravilhosas. Tenho certeza que voltarei muito mais preparada para ensinar e aprender nas aulas do novo ano.
* * *
Reflexão e renovação:
Férias é época de descanso, diversão, descontração e também de reflexão e mudanças. Aproveitarei o tempo livre para rever e reavaliar minha vida para assim começar o trabalho com todas as energias renovadas.
* *
Planejamento para a diversão:
Apesar do período inspirar despreocupação, relaxamento total, é importante que se faça um planejamento das férias, assim não há riscos de ter um tempo livre mal organizado, ou seja, perde-se menos quando existe organização das viagens, dos passeios, até mesmo uma lista de livros que precisam ser lidos pode ser muito útil.
*
Pertinho de papai e mamãe:
Acho que nós crianças, mais que os adultos, sonhamos com as férias o ano inteiro. Afinal, são os dias que conseguimos ficar mais perto de nossa família.
* * *
Mais tempo para amar:
Os pais deveriam perceber que esse período é fundamental para o desenvolvimento dos laços familiares. Pais e filhos devem estar atentos para não perderem a oportunidade de se conhecerem e solidificarem uma relação de amizade e confiança.
* * *
Aventura e aprendizado:
Lembro-me que em um ano, nas férias de dezembro, eu vivi uma aventura inesquecível. Eu e uns amigos da escola fomos para um acampamento mirim no interior e lá tivemos que enfrentar o medo dos bichos, a fome e o desconforto da mata. Sobrevivemos, mas tivemos que vencer as dificuldades e o medo. Apesar de estarmos acompanhados de adultos, sentimos na pele o peso de ser responsável pela própria vida. Nunca senti tanta falta de meus pais e de certa forma aprendi a dar mais valor a eles.
* * *
A loucura inseparável:
Não adianta querer fugir dessa loucura que é São Paulo. Veja só: Na semana passada, fez um sol de rachar a cuca, tivemos a brilhante idéia de passar o final de semana na praia e dar um tempo a esses dias de estresse e cansaço. Mas..., não aconteceu como imaginávamos. Só conseguimos chegar ao litoral depois de passar por 4 terríveis horas de trânsito. Parecia que todos tinham decido ir para praia. E como era de se esperar: a cidade estava lotada, as padarias com filas enormes, o calçadão cheio de bicicletas, o mar e a areia poluídos de papéis e restos de comida. Ou seja, no fim, parecia que nem tínhamos saído da capital. Acabamos indo ao Shopping Center da cidade para assistirmos a um filme e comer um lanche daquela lanchonete de sempre. Absurdamente, esse foi o final de semana que era para ser diferente e calmo.
* * *
Conselho bom:
Aproveite o tempo para sonhar. Dê liberdade a sua imaginação e a sua criatividade. Faça algo diferente e novo.
* * *
Bom mesmo é isso:
O melhor é saber que não tem nada para fazer.
* * *
Existe gosto pra tudo:
Acho que cada um deve fazer, nas férias, aquilo que mais gosta: uns lêem, alguns praticam atividades físicas, outros desenvolvem habilidades artísticas, enfim, o que importa é se sentir bem, mesmo que seja fazendo nada.
* * *
Promessas:
Acho que nestas férias, vou alugar todas as fitas de vídeo que ainda não tive tempo de ver. Aproveitarei que não tenho viagens e irei fazer vários programinhas caseiros com os amigos.
* * *
Depoimento de uma idéia inovadora:
Surgiu uma idéia diferente, que vai mudar meu dia! Andei observando meu jardim e descobri como ele está maltratado e por isso decidi que irei levantar cedo e cuidar melhor das plantas. Já sei até o que é uma samambaia. Estou adorando!
* * *
Só pensar não vale:
Estou pensando em fazer umas aulas de dança ou ginástica, mesmo que seja só durante as férias.
* * *
PENSAMENTOS:

“Lembre-se que o tempo não espera por ninguém.
O ontem é história.
O amanhã é mistério.
O hoje é uma dádiva, por isso é chamado de PRESENTE!!!”
(mensagem popular)
* * *
“A imaginação é mais importante do que o conhecimento.”
(Albert Einstein)
* * *
“A vida está a todo momento se esforçando pelo nosso bem”.
(Thoreau)
* * *
“As grandes ações são, geralmente, mais fáceis do que se pensa”.
(Voltaire)
* * *
“O tempo não é pura e simplesmente uma seqüência de minutos. É um vaso cheio de perfumes, sons, projetos, climas ...”.
(Marcel Proust)
* * *
“A vida necessita de pausas”.
(Carlos Drumond de Andrande)
* * *
“Nunca trabalhei um dia em minha vida – era tudo diversão!”
(Thomas Edison)
* * *

Um comentário: