Vamos Refletir um pouco sobre O Ato de Planejar!
texto 1
Madalena Freire
O ato de planejar exige do educador uma ação organizada. O improvisar é importante na ação pedagógica desde que o educador tenha consciência, controle do que está improvisando. Para isso ele terá que ter organizado seu planejamento. Ter uma ação planejada significa que o educador tem claros seus objetivos. O que espera alcançar com cada atividade ou com determinado encaminhamento.
Quando tenho os objetivos claramente delimitados, a improvisação que possa vir a ocorrer está sob o meu controle.
Tenho consciência do porquê estou improvisando: determinada atividade que planejei não deu certo. Os motivos, tenho que procurar, depois, na avaliação da mesma. Assim vivida, a ação improvisada é produtiva, aprendo com ela, aprofundo meu planejamento. O desafio, portanto, é viver o planejamento sem deixar de correr o risco de possíveis improvisações. A improvisação, desse modo, faz parte do planejamento, mas não é o planejamento. Neste sentido, o educador trabalha sua flexibilidade planejando.
O desafio de todo educador na construção do planejamento é conhecer o que planeja _ conteúdo da matéria e conteúdo do sujeito. Este é o seu estudo. Para isso precisa estruturar os objetivos de sua prática que nortearão a organização de sua ação. Ação organizada não significa ação estática, mas ato constante de reflexão, de intervenção na realidade.
É através desse pensar cotidianamente que o educador sistematiza suas previsões sobre o que está querendo conhecer.
Portanto, na concepção democrática de educação, o ato de planejar não é meramente fabricar planos; ele é processo ininterrupto, permanente, cujo desafio é lançar-se na reelaboração diária de novos planejamentos. Neste sentido, o ato de planejar é processual, onde avaliação e planejamento constroem o produto. (Freire,1997:57)
Délia. Z. Lerner
O planejamento do trabalho de cada dia é, então, eminentemente flexível, o que não significa que esteja liberado ao acaso. Está sempre orientado pelos objetivos gerais que são perseguidos, o que permite selecionar os meios mais propícios para alcançá-los. É a clareza a respeito destes objetivos que torna possível que o adulto responsável pelo grupo possa _ sem ocasionar dispersão no trabalho _ reorientar as atividades em função da acolhida que as crianças dêem a uma proposição e acatar as modificações surgidas a partir das discussões entre elas e também das novas linhas de ação que o próprio professor descubra no curso da atividade, ao ter mais elementos sobre o marco referencial a partir do qual as crianças abordam o problema.Tampouco é ao acaso, ainda que possa parecê-lo, a decisão de aproveitar determinados fatos que se produzam casualmente _ a aparição de algum artigo ou notícia de interesse, algum acontecimento da vida escolar ou comunitária, a contribuição de alguma criança que traga ao grupo algum material, preocupação ou relato, a atração gerada por algum jogo que esteja na moda e que tenha alguma relação com a leitura ou com a escrita -, já que a atividade que se promova a partir delas estará sempre dirigida aos objetivos propostos. (Lerner,1995:56)
Diante de cada alternativa a seguir, escreva V (verdadeiro) ou F (falso), se ela corresponder ou não às idéias de Madalena Freire e Délia Lerner sobre planejamento.
a ( ) O planejamento acaba por matar a ação criadora, quando se transforma em um sistema fechado.
b ( ) Na perspectiva de um planejamento fechado, o professor tem papel ativo na condução do processo, transmitindo, para os alunos, os conteúdos das disciplinas.
c ( ) O planejamento, como sistema aberto, permite uma interação dos interesses dos alunos com os objetivos do professor.
d ( ) Uma das questões a ser enfrentada pelos professores não está na existência ou não de um planejamento, mas na concepção que se tem sobre o que e para que planejar.
e ( ) Em um planejamento aberto, a função do professor é a de ser um intermediário entre os desejos dos alunos e a prática da sala de aula.
A IMPORTÂNCIA DO ATO DE PLANEJAR
- A necessidade do planejamento faz parte da historia do ser humano - sempre enfrentando situações que necessitem de planejamento.
-O planejamento é um meio para se programar ações, mas é também de pesquisa e de reflexão, intimamente ligada à avaliação.
- Para planejar adequadamente a tarefa de ensino e para atender às necessidades do educando, é preciso saber com quem irá trabalhar.
- O resgate da comunidade é uma atividade pedagógica da escola e tem como elemento essencial a pesquisa.
O planejamento visa transformar o saber popular (senso comum) em saber científico.
Partindo desse ponto, o aluno poderá entender de forma crítica esses conceitos apreendidos, fazendo um elo de ligação e de ressignificação da comunidade e do mundo.
O planejamento deve ser amplo para orientar o processo do trabalho educativo, onde o aluno possa relacionar, organizar e sistematizar as atividades, articulando-as com outras fontes de pesquisas (bibliotecas, entrevistas, internet, etc.).
A prática político-pedagógica em turmas multisseriadas depende do apoio e da participação da família, da comunidade e de outros agentes, embora o docente seja o mediador de um processo de ensino-aprendizagem siginificativo e que promova o sucesso escolar do aluno.
Os educadores (as) precisam estar em constante estudo com os seus pares. O ideal é que o planejamento e a auto- avaliação sejam processos permanentes, sendo o microcentro um espaço privilegiado para que isso ocorra.
- Os microcentros devem acontecer com a finalidade de consolidar um processo permanente de formação continuada dos profissionais que trabalham com a Escola Ativa (planejamento, socializar experiências, esclarecer dúvidas, melhorar a prática, etc).
O planejamento pedagógico deve acontecer nesses espaços com orientações e sugestões para o aprimoramento do desenvolvimento estratégia metodológica, a fim de se evitar a improvisação.
CONCEPÇÕES DE PLANEJAMENTO:
* Projeto Político pedagógico/ Plano Escolar.
* Plano de ensino.
Plano de Aula.
O planejamento possibilita uma ação organizada do mediador. É uma visão do que se faz com vista no ser humano que se quer ser. Esse processo dá-se através da Ação-Reflexão-Ação, considerando-se as seguintes dimensões do processo de planejamento: a realidade, a finalidade e a mediação.
Dessa forma, avaliação e o planejamento são processos integrados. Enquanto o planejamento direciona a ação, a avaliação subsidia o planejamento, indicando/orientando novas decisões.
O planejamento deve conduzir a prática pedagógica por meio da ação REFLEXIVA (aquela que observa, ver, lança perguntas, problematiza, investiga, planeja, que se produz historicamente:
construindo um processo de reflexão na ação e de reflexão sobre essa reflexão que realiza na ação, para além do imediato “[...] possibilitando uma elaboração teórica de seus saberes [...]” (PIMENTA, 2006, p. 23).
Analisando (o quê, por que, para que, com quem, como, quanto, quando);
e interpretando a própria atividade docente (SCHÖN, 1983
Muito Válido e oportuno. Muito ajudou-me para e na realização de um trabalho. Parabéns!...Poste sempre trabalhos de qualidade como este. Sucesso sempre!...
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