Lula é eleito o homem do ano pelo Le Monde
O tradicional jornal francês fez o concurso pela primeira vez neste ano e veiculou o resultado na sua versão online hoje pela manhã.
A matéria sobre a escolha foi veiculada na edição online do Le Monde no final da manhã desta quinta-feira (24) e, além de citar personalidades que contribuíram positivamente para a configuração mundial, também faz menção aos que teriam tido papel negativo. Nessa condição, são citados o primeiro-ministro russo Vladimir Putin, com sua tentativa de reconstituir o império soviético, e o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, cujo discurso e ação se mostram desafiadoras para o Ocidente.
A reportagem assinada por Eric Fottorino endossa que o jornal considerou outras personalidades, como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Ele foi tido, contudo, como mais merecedor do título em 2008 que em 2009.
Os comentários dos internautas que acessaram a reportagem no portal do Le Monde se divide. Enquanto alguns aplaudem a decisão do jornal francês, outros desaprovam a eleição de Lula como personalidade do ano. Uma brasileira identificada como Tatiana M. discorda do título atribuído ao presidente brasileiro e enfatiza que ainda há muitas contradições no cenário político brasileiro.
Independente disso, o Le Monde afirma que Lula mudou a cara da América Latina e transformou o cenário brasileiro para melhor. Por isso, o jornal o disse merecedor do reconhecimento do mundo.
Deu no Blog do professor George
"A ESTRELA DE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, REALMENTE BRILHOU. NÃO APENAS AQUÍ NO BRASIL, MAS EM TODO O MUNDO, FE-SE CONHECER ESSA BELA ESTRELA; APESAR DE TANTOS E TANTOS ACONTECIMENTOS POLITICOS EM SEU MANDATO COMO PRESIDENTE, PODEMOS DIZER QUE ESSE NORDESTINO É NOTA 10001!
PARABÉNS SR. PRESIDENTE. "
TIA LENISE
Nenhum comentário:
Postar um comentário