Sugestões de atividades didáticas para estimular a leitura e a escrita:
1. Bingo de letras;
2. Bingo de nomes associados a figuras;
3. Bingo de números;
4. Identificar e classificar com desenhos;
5. Identificar e classificar com palavras;
6. Identificar desenhos, letras e palavras;
7. Identificar silaba (inicio, meio, fim) ;
8. Seqüenciar com desenhos, oralmente, por escrito: jogos, brincadeiras, musicas, histórias ouvidas, etc...
9. Quantificar letras, letras iguais e palavras iguais.
10. Recortar e colar palavras iguais,palavras que consegue ler,palavras que inicia com,palavras que terminam com;
11. Destacar no texto sons semelhantes (rimas);
12. Desenhar a histórias que ouviu;
13. Destacar na historia: personagens, lugar onde acontece, e a moral da história;
14. Cruzadinha;
15. Caça-palavras;
16. Tesouro;
17. Espaçar palavras nas frases;
18. Associar palavras ao desenho (ligar);
19. Copiar retirando do quadro;
20. Completar com letras a partir do modelo;
21. Ligar palavras com sons semelhantes;
22. Jogos da memória;
23. Colocar em ordem as letras misturadas;
24. Listar (compras, frutas, animais, brinquedos), (adedonha);
25. Ditado visual, de palavras, de frases e de lacunas;
26. Copiar imitando a letra de imprensa;
27. Copiar imitando a letra cursiva;
28. Copiar trocando a letra de imprensa pela cursiva;
29. Desenho com escrita espontânea;
30. Nomear o que desenhou;
31. Desenhar a musica que ouviu;
32. Trabalhar textos que o aluno já sabe decorado;
33. Contar as letras e assinalar no quadrado;
34. Contar número de silabas;
35. Produzir textos coletivos;
36. Colocar as palavras do texto em ordem alfabética;
37. Continuar a história;
38. Pintar no texto as palavras iguais;
39. Procurar em revistas e jornais palavras que iniciem com...;
40. Recortar do texto palavras que inicia a frase;
41. Recortar do texto palavras que termina a frase;
42. Escrever letras espelhadas para o aluno consertar;
43. Escrever números espelhados para o aluno consertar;
44. Contar quantas vezes a palavra aparece no texto;
45. Separar os crachás com os nomes que iniciam com a letra igual e que termina com a letra igual;
46. Solicitar que cole as letras na posição adequada;
47. Escrever bilhetes, cartas e avisos;
48. Preencher o calendário;
49. Seqüenciar os meses do ano;
50. Seqüenciar os dias da semana.
1. Bingo de letras;
2. Bingo de nomes associados a figuras;
3. Bingo de números;
4. Identificar e classificar com desenhos;
5. Identificar e classificar com palavras;
6. Identificar desenhos, letras e palavras;
7. Identificar silaba (inicio, meio, fim) ;
8. Seqüenciar com desenhos, oralmente, por escrito: jogos, brincadeiras, musicas, histórias ouvidas, etc...
9. Quantificar letras, letras iguais e palavras iguais.
10. Recortar e colar palavras iguais,palavras que consegue ler,palavras que inicia com,palavras que terminam com;
11. Destacar no texto sons semelhantes (rimas);
12. Desenhar a histórias que ouviu;
13. Destacar na historia: personagens, lugar onde acontece, e a moral da história;
14. Cruzadinha;
15. Caça-palavras;
16. Tesouro;
17. Espaçar palavras nas frases;
18. Associar palavras ao desenho (ligar);
19. Copiar retirando do quadro;
20. Completar com letras a partir do modelo;
21. Ligar palavras com sons semelhantes;
22. Jogos da memória;
23. Colocar em ordem as letras misturadas;
24. Listar (compras, frutas, animais, brinquedos), (adedonha);
25. Ditado visual, de palavras, de frases e de lacunas;
26. Copiar imitando a letra de imprensa;
27. Copiar imitando a letra cursiva;
28. Copiar trocando a letra de imprensa pela cursiva;
29. Desenho com escrita espontânea;
30. Nomear o que desenhou;
31. Desenhar a musica que ouviu;
32. Trabalhar textos que o aluno já sabe decorado;
33. Contar as letras e assinalar no quadrado;
34. Contar número de silabas;
35. Produzir textos coletivos;
36. Colocar as palavras do texto em ordem alfabética;
37. Continuar a história;
38. Pintar no texto as palavras iguais;
39. Procurar em revistas e jornais palavras que iniciem com...;
40. Recortar do texto palavras que inicia a frase;
41. Recortar do texto palavras que termina a frase;
42. Escrever letras espelhadas para o aluno consertar;
43. Escrever números espelhados para o aluno consertar;
44. Contar quantas vezes a palavra aparece no texto;
45. Separar os crachás com os nomes que iniciam com a letra igual e que termina com a letra igual;
46. Solicitar que cole as letras na posição adequada;
47. Escrever bilhetes, cartas e avisos;
48. Preencher o calendário;
49. Seqüenciar os meses do ano;
50. Seqüenciar os dias da semana.
Maria Lenise M M de Araújo.
Muito legal o seu blog! Tem me judado bastante.
ResponderExcluir